PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 34057 > ANIVERSÁRIO FAB CELEBRA 77 ANOS DA AVIAçãO DE PATRULHA NA ALA 9, EM BELéM (PA)

ANIVERSÁRIO

FAB celebra 77 anos da Aviação de Patrulha na Ala 9, em Belém (PA)

Publicado: 2019-05-22 23:50:44
Durante a solenidade foi realizada a entrega de medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e do Prêmio Magalhães Motta

Nesta quarta-feira (22), foi realizada cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento aconteceu na Ala 9, em Belém (PA), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Oficiais-generais, autoridades civis e militares das três forças, além de aviadores patrulheiros da ativa e da reserva, também prestigiaram o evento.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez, parabenizou a Aviação de Patrulha pela data, destacando a importância da aviação para o país. “Eu gostaria de parabenizar a todos os patrulheiros de ontem e de hoje, que contribuíram e contribuem com a manutenção da soberania dos nossos mares, realizando uma gama de missões que perpassam desde o policiamento sobre as ações dos navios, que, de forma ilícita, realizam pesca sem autorização, até a proteção das maiores plataformas de petróleo do país, sobretudo as reservas existentes na camada pré-sal”, disse.

Durante a solenidade, o patrulheiro na ativa com mais tempo de serviço na FAB, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizou a tradicional aposição de flores no busto do patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay. “Foi uma honra fazer a imposição das flores ao nosso patrono, alguém que tem uma história longa dentro da aviação de patrulha, histórias essas que vem dos anos 1940, quando a FAB participou na Segunda Guerra com a patrulha costeira no nosso país”, lembrou.

Durante o evento também foi realizada a entrega do Prêmio Magalhães Motta ao Capitão Aviador Renan Miranda Richter, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Instituído pela Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRAPAT), a premiação é concedida ao vencedor do concurso anual de trabalhos literários relativos a assuntos de interesse da aviação de patrulha. O Capitão Richter venceu com o trabalho “A Aviação de Patrulha e o combate eletrônico moderno: uma análise acerca do desempenho da aeronave P-3 AM frente aos radares LPI (Low Probability off Intercept)”.

A cerimônia contou, ainda, com a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), Tenente-Coronel Erivando Pereira Souza. A medalha é uma distinção concedida a militares que exercem o cargo de comandante de Esquadrão Aéreo trabalhando em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea. “Para mim, receber a comenda foi uma honra, especialmente por acontecer no norte do país, onde vivi toda a minha vida”, comemorou.

Antes do encerramento da solenidade, o Grupamento dos Patrulheiros da ativa e da reserva entoou o grito de guerra dos Esquadrões de Patrulha.

História
22 de maio de 1942 é uma data marcante para a Aviação de Patrulha. Em plena Segunda Guerra Mundial, o “Batismo de Fogo” rememora o bombardeio do submarino italiano Barbarigo por uma aeronave de Patrulha. Hoje, os patrulheiros têm a responsabilidade de vigiar, 24 horas por dia, uma área de aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro. A missão está por conta dos Esquadrões Netuno (3º/7º GAV), situado em Belém (PA); Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), no Rio de janeiro (RJ); e Phoenix (2º/7º GAV), em Canoas (RS).

Confira o vídeo da cerimônia do Dia da Patrulha.

Fotos: Lucas Ferreira/ Ala 9

Vídeo: Wanderson Nunes / CECOMSAER